logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Exames preventivos ao coração podem salvar a sua vida

10/02/2016 - 10:57 Por IMAG
Exames preventivos ao coração podem salvar a sua vida
Categorias :
icon comentarios 2 Comentários

Em Portugal e no mundo, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte.

Ao fazer uma avaliação cardíaca regularmente, poderá retardar ou até mesmo evitar doenças no coração.
Hoje falamos-lhe sobre a Prova de Esforço.

‪#‎O_que_é_uma‬ ‪#‎provaDeEsforço‬?
Uma prova de esforço é um exame em que é registado um eletrocardiograma (‪#‎ECG‬) durante a realização de esforço (marcha).

‪#‎Para_que_serve‬?
Este exame dá uma indicação sobre a capacidade de o coração obter fluxo de sangue e oxigénio numa situação de aumento de necessidade desse aporte como no exercício.
O sangue chega ao músculo cardíaco através das artérias coronárias. Quando estas têm obstruções (aterosclerose), o fluxo pode não ser suficiente quando há aumento do consumo.
As provas de esforço são em geral realizadas em pessoas que tenham sintomas sugestivos de doença das artérias coronárias depois de serem observadas por um médico.
Por vezes esta doença é assintomática pelo que pode justificar-se que o exame seja feito a quem apresente um risco elevado de ter doença das artérias coronárias como é o caso dos fumadores, hipertensos, diabéticos ou que tenham colesterol elevado ou tenham história familiar de doença coronária.
A prova de esforço é indicadora da possibilidade de existência de doença coronária se surgirem durante o esforço dor no peito ou alterações no eletrocardiograma características de isquemia miocárdica (má irrigação do músculo cardíaco).

‪#‎Como_É_realizado‬?
O paciente é colocado em cima de um tapete rolante e são-lhe colocados elétrodos no peito e nas costas para registo do ECG.
O tapete começa a rolar e o paciente caminha para acompanhar o movimento do tapete. De 3 em 3 minutos é aumentada a velocidade e a inclinação do tapete.
É ideal que faça um tempo de esforço suficiente para se tirarem conclusões e esse tempo depende da idade e da condição física.
No entanto o paciente deve referir qualquer sintoma e deve pedir para interromper a prova se não se sentir em condições de prosseguir.

‪#‎Preparação‬
O paciente deve usar um vestuário largo e confortável e sapatos de desporto. Deve comunicar ao médico que realiza o exame a totalidade da medicação que efetua no momento da prova e se pensa que pode não ser capaz de andar no tapete rolante, por exemplo por uma doença reumática. O médico deve também ser informado se o paciente sofrer de diabetes É igualmente importante comunicar ao médico ou a outro profissional de saúde na sala de exames se sentiu alguma dor ou pressão no peito no dia do exame. Deve evitar ingerir uma grande refeição imediatamente antes do exame, pois tal poderá fazer com que o exercício se torne desconfortável.

Por Dr. Pedro Pinto Cardoso
Médico Cardiologista


‪#‎examescoração‬ ‪#‎IMAG‬ ‪#‎ImagensMédicasPelaVida‬

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud