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Exercício físico: a solução para melhorar o sono

27/07/2016 - 14:40 Por IMAG
Exercício físico: a solução para melhorar o sono
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Todos nós sabemos que o exercício faz bem. Bom para a nossa saúde, para a forma física, para o stress e para a clareza da mente. O exercício também é muito bom para o sono. Estudos indicam que o exercício pode melhorar o sono, incluindo para pessoas com distúrbios do sono e outras doenças relacionadas com o sono. Há ainda mais evidências dos benefícios do sono que podem vir com a atividade física regular.

 

As pessoas que se exercitam regularmente têm uma melhor qualidade de sono, mais consistente do que aqueles que não o fazem. Pessoas que praticam exercício físico regular também são significativamente menos propensas a sentirem-se sonolentas durante o dia ou apresentar sintomas de distúrbios do sono, como insónia e apnéia obstrutiva do sono.

 

Reserve algum tempo todos os dias para o exercício físico, e quando se deitar verá que vai dormir melhor. Para aqueles que tentam conciliar uma rotina regular de exercícios nas agendas lotadas, há mais boas notícias.

Estudos indicam que o exercício a qualquer hora do dia é bom para o sono, inclusive até quatro horas antes de se deitar. Tem sido uma recomendação comum evitar exercício durante as últimas quatro horas do dia, a fim de evitar o esforço físico e interferir com o sono. No entanto esta recomendação foi revista e incentiva pessoas com sono normal a fazer exercício a qualquer hora do dia, desde que o seu exercício não interfira com o seu sono.

Pessoas com insónia e outros distúrbios do sono devem continuar a programar o seu exercício no início do dia.  

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