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Dia Mundial da Criança

01/06/2016 - 16:08 Por IMAG
Dia Mundial da Criança
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Hoje dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança.

Dedicamos o dia às crianças e deixamos-lhe aqui 6 formas de promover um estilo de vida mais saudável junto dos mais novos.

1. Comprometa-se a fazer mais refeições em família. As refeições em família frequentes, são uma das formas de melhorar a qualidade da dieta das crianças e adolescentes com um aumento do consumo de frutas, legumes, grãos e alimentos ricos em cálcio. Além disso, as refeições familiares mais frequentes têm um efeito bastante benéfico junto dos adolescentes, pois apresentam um menor risco de fumar, beber e usar drogas, apresentar quadros de transtornos alimentares, depressão, e obesidade.

2. Crie uma "refeição em família consciente." Não é apenas estarem sentados juntos a comer, as famílias também precisam de se "conectar" à hora das refeições. As regras devem incluir a exclusão da televisão, telefones e mensagens de texto. 
Mantenha as crianças envolvidas numa conversa agradável. Ensine as crianças a comer mais devagar e a desfrutar dos seus alimentos.

3. Evite discutir dietas, provocando ideais de peso e corpo. Apesar das nossas preocupações acerca da obesidade infantil, a maioria dos especialistas concorda que a discussão sobre imagem corporal, dieta e peso não são medidas eficazes quando se trata de crianças e adolescentes. Em vez disso, concentre-se em comportamentos alimentares saudáveis para toda a família.

4. Limite o tempo de "ecrã". O tempo de televisão, computadores, jogos e smartphones promove o estilo de vida sedentário. Trabalhe para estabelecer limites no tempo passado em frente a um ecrã. As recomendações incluem que em nenhum momento seja permitido tempo de lazer em frente a um ecrã para crianças menores de 2 anos de idade e menos de 1-2 horas por dia para crianças mais velhas. Evite lanches à frente da televisão. Não ter televisão ou computador no quarto também irá ajudar a reduzir este tempo.

5. Incentive as crianças a serem fisicamente ativas. Certifique-se de que obtêm pelo menos uma hora por dia de atividade física. Faça um cronograma para caminhada em família, passeio de bicicleta, ou qualquer outro desporto.

6. Lembre-se de que é o educador. Os seus filhos vão refletir as suas escolhas alimentares. Não temos de proibir as guloseimas e doces, mas temos que ensinar a moderação às crianças. O hábito de estilo de vida saudável na alimentação e atividade física é algo que vão levar com eles para sempre.

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