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Saiba os efeitos negativos que o açúcar tem no seu cérebro

08/06/2016 - 16:10 Por IMAG
Saiba os efeitos negativos que o açúcar tem no seu cérebro
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O consumo do açúcar tem um efeito no "centro de Recompensa" do seu cérebro. Ingerir açúcar faz subir a dopamina que é a hormona que nos dá a "sensação boa" - a mesma hormona que é desencadeada por outras coisas que nos fazem felizes, como sexo, exercício ou, no lado mau, as drogas.

Infelizmente - através dos mesmos mecanismos como a toxicodependência - a ingestão de açúcar frequente pode fazer com que o cérebro se habitue a estes níveis elevados e se torne menos sensível ao açúcar. Assim, para obter o mesmo efeito, o cérebro requer mais e mais açúcar ao longo do tempo.

Como funciona: Ingere um alimento açucarado, os níveis de açúcar têm um pico, causando a libertação de dopamina e insulina (para ajudá-lo a armazenar o açúcar como gordura). Os níveis de açúcar, de seguida, caem, fazendo-o sentir-se cansado, com fome, e a ansiar pelo próximo doce.

- Como quebrar o ciclo do açúcar

Quer dizer que é uma vítima do seu cérebro? Dificilmente. Terá de reverter essa dependência cortando o açúcar. Mas é difícil de cortar o açúcar, em parte porque:

- Está em toda parte. A adição de açúcar é alta – é o segundo ou terceiro ingrediente presente - em mais de 70 por cento dos alimentos embalados. 
O açúcar existe em muitas formas, tornando-se mais fácil para a indústria alimentar esconder a adição de açúcar, apelindando-o de outros nomes

- Saiba os seus disfarces

O açúcar quase nunca é chamado apenas de "açúcar" na lista de ingredientes.
Há pelo menos 61 nomes diferentes para o açúcar nos rótulos dos alimentos. Aqui estão os truques: evitar qualquer coisa que termine em "ose", como sacarose ou maltose. Palavras-chave de "xarope", "néctar", "cana" e "adoçante". Além disso, esteja consciente de que os açúcares mesmo naturais, como agave ou mel, ainda contribuem para o seu limite diário de açúcar (24 gramas por dia para mulheres e 36 para os homens).

- Corte no açúcar líquido

A ingestão de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes por exemplo, mas não são apenas os refrigerantes, esteja atento a "sumos saudáveis": muitos sumos e bebidas aparentemente saudáveis contêm adição de açúcar. Para a maior parte, é melhor comer um pedaço inteiro de fruta em vez do sumo feito com ela. Embora a fruta contenha açúcar, não é nada comparado aos açúcares adicionados a todos os outros alimentos.

- Controle as suas quantidades:

Não tem que cortar completamente com tudo o que é doce; Mas é muito mais fácil controlar a quantidade de açúcar que adiciona, se o fizer você mesmo. Compre iogurte natural e adicione frutas e mel, em vez de comprar iogurte de sabores.

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