logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Dia Mundial da Tiróide

25/05/2016 - 16:05 Por IMAG
Dia Mundial da Tiróide
Categorias :
icon comentarios 2 Comentários

No dia Mundial da Tiróide relembramos a importância do diagnóstico 
precoce ‪#‎O_que_é_a_Tiróide‬?

A tiróide é uma glândula que se localiza no pescoço, sendo a sua função produzir, armazenar e libertar para a corrente sanguínea as hormonas tiroideias – triodotironina (T3) e tetraiodotironina (tiroxina ou T4) as quais contribuem para a regulação da temperatura corporal, da frequência cardíaca, da tensão arterial, do funcionamento intestinal, do controlo do peso, do nível do colesterol, da força muscular, da memória, dos estados de humor, entre outras funções.

A patologia da tiróide atingem maioritariamente as mulheres (as mulheres são atingidas 8 vezes mais que os homens), grávidas e crianças. Nas crianças, os problemas da tiróide afetam o seu desenvolvimento físico e mental provocando dificuldades da aprendizagem e mau desempenho escolar.

‪#‎Em_Portugal‬,

as patologias da tiroide já afetam mais de um milhão de pessoas, sendo cada vez mais frequentes, podendo ser prevenidas ou facilmente tratadas quando diagnosticadas atempadamente.

As patologias mais frequentes estão relacionadas com a disfunção da tiróide (hipotiroidismo e hipertiroidismo) e o aumento de volume da tiroide (bócio) difuso ou nodular.

Hoje falamos essencialmente sobre os ‪#‎nódulos_da_tiróide‬.

Os nódulos podem ser únicos ou múltiplos. Em geral os nódulos da tiroide não alteram a produção das hormonas tiroideias. No entanto, por vezes produzem de forma não controlada mais hormona que o normal e podendo provocar um hipertiroidismo. Quando tal acontece os nódulos são chamados tóxicos, e se houver vários com estas características falamos de bócio multinodular tóxico. Relativamente à sua natureza, os nódulos podem ser benignos ou malignos.

Nas inflamações da tiroide (tiroidites) a glândula também sofre uma alteração da sua estrutura, sendo que no geral estes nódulos são de pequenas dimensões e benignos.

‪#‎Sintomas‬
A maioria dos nódulos não provoca queixas e, por isso, habitualmente detetados por acaso, algumas vezes durante uma ecografia feita por outros motivos.

Em casos raros, os nódulos podem provocar dor na face anterior do pescoço, simulando dor proveniente ou da mandíbula ou da orelha. Se se tratar de um nódulo grande pode provocar dificuldade a engolir de comida sólida ou líquida.

Mais raramente ainda os nódulos podem provocar tosse ou mesmo falta de ar comprimem a traqueia. Estas queixas podem ser provocadas quer por nódulos malignos, quer por nódulos benignos.

‪#‎Diagnóstico‬
Quando um nódulo da tiróide é detetado, deve ser estudado por médicos especializados no tratamento de doentes com alterações das glândulas endócrinas.
Palpando o seu pescoço, o seu médico vai determinar a localização, tamanho e consistência do nódulo. É importante saber se se trata de um só nódulo ou de vários, dado que quando é mais de um é habitualmente uma situação benigna chamada bócio multinodular.
‪#‎EcografiaTiroideia‬
A ecografia permite a avaliação morfológica e estrutural da tiróide, ou seja :
Permite saber as dimensões; os contornos da glândula; a caracterizar as alterações estruturais; se existem ou não nódulos; quantidade dos mesmos (um só nódulo ou vários?), dimensões, composição, permite verificar se são sólidos ou líquidos (quistos) e a sua relação com as estruturas vizinhas.
‪#‎CitologiaAspirativa‬
A citologia aspirativa com agulha fina permite diagnosticar tumores (benignos e malignos) através da punção da lesão, com uma agulha fina (mais fina que uma agulha de punção endovenosa), aspiração de líquido e/ou células que, após serem espalhadas numa lâmina e coradas, são analisadas ao microscópio.
Faz-se em nódulos palpáveis e em nódulos não palpáveis apenas com controlo imagiológico (ecografia).

‪#‎IMAG‬ ‪#‎ImagensMédicasPelaVida‬ ‪#‎SPEDM‬

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud