logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Privar o seu cérebro de sono pode fazer com que tome más decisões?

18/05/2016 - 16:04 Por IMAG
Privar o seu cérebro de sono pode fazer com que tome más decisões?
Categorias :
icon comentarios 2 Comentários

Privar o seu cérebro de sono pode fazer com que tome más decisões?

Quando se sente em baixo, "ataca" o pote de biscoitos, ou devora um pacote de batatas fritas?

A falta de sono pode alimentar a sua ânsia por fast food. Prejudica também a nossa capacidade de fazer escolhas inteligentes sobre a nossa alimentação, causando mudanças na forma como os nossos cérebros funcionam em áreas de controlo do impulso e tomada de decisão.

A região do cérebro, que regula o controlo do impulso, julgamento, respostas emocionais, e tomada de decisões, desempenha um papel importante nas decisões relacionadas com os alimentos.

Há uma poderosa conexão entre o sono e o peso. Dormir o suficiente (mas não muito!) regularmente ajuda a manter o peso sob controlo a longo prazo. Não dormir o suficiente, por outro lado, pode fazer ganhar peso muito facilmente:

- A privação de sono leva a um maior consumo de calorias em geral, e a uma tendência de comer alimentos ricos em gordura e ricos em açúcar.
- A falta de sono causa mudanças hormonais no corpo que levam ao aumento do apetite. Também priva o corpo de sono R.E.M. (movimento rápido dos olhos), o que não só é restaurador, como também um momento em que o corpo queima mais calorias do que durante qualquer outra fase do sono.
- Dormir pouco pode levar as pessoas a comer mais tarde e comer mais no total das calorias durante a noite, o que contribui para o ganho de peso.

Quer esteja a tentar perder peso ou a manter o seu peso ideal, tenha em mente que uma boa noite de sono pode ser uma arma poderosa na sua capacidade de resistir aos alimentos que podem inviabilizar uma dieta saudável.

‪#‎IMAG‬ ‪#‎ImagensMédicasPelaVida‬

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud