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Alimentos que o vão ajudar a concentrar-se melhor

16/11/2016 - 09:59 Por IMAG
Alimentos que o vão ajudar a concentrar-se melhor
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A alimentação pode ser uma grande aliada do seu cérebro e da sua capacidade de concentração e memória.
Aposte no consumo de sais minerais e vitaminas, que vão deixar o organismo ativo, e com a memória mais fresca. Opte por alimentos que contêm antioxidantes e que sejam ricos em ômega 3, isso vai fazer toda a diferença na sua rotina.
Não tem bem a certeza do que escolher?

Confira 7 opções que vão ajudar o seu cérebro a concentrar-se melhor:

#Fique mais alerta com a cafeína 
Não existem fórmulas mágicas para aumentar o QI ou torná-lo mais esperto - mas certas substâncias, como a cafeína, podem energizá-lo e ajudá-lo a se concentrar melhor. Pode encontra-la em café, chocolate, bebidas energéticas e alguns medicamentos, a cafeína dá-lhe que uma energia inconfundível, embora os efeitos são de curto prazo.

#Melhore a sua atenção com açúcar 
O açúcar é a fonte de combustível preferida do seu cérebro - não açúcar de mesa, mas glicose, o corpo processa os açúcares e hidratos de carbono que come diariamente. É por isso que um copo de um doce pode oferecer um impulso de curto prazo para a memória, pensamento e capacidade mental.
Apesar dos benefícios do açúcar, não abuse deste energizante, pois o consumo excessivo pode ser prejudicial.

#Abasteça o cérebro com um bom pequeno-almoço 
Evite saltar o pequeno-almoço. Estudos demonstram que tomar o pequeno-almoço pode melhorar a memória de curto prazo e a atenção. Os alunos que comem de manhã tendem a ter um desempenho melhor do que aqueles que não o fazem. Os alimentos no topo da lista de cérebro incluem, grãos integrais de alta fibra, laticínios e frutas. 
Tenha atenção às escolhas, pois um pequeno-almoço com excesso de calorias pode ser prejudicial à concentração.

#Faça do peixe o alimento do seu cérebro
Os peixes são fonte de proteína, têm ácidos gordos e ómega-3 que são essenciais para a saúde do cérebro. As gorduras saudáveis têm um poder no cérebro incrível. Uma dieta rica em ácidos gordos e ómega-3 tem sido associada a menor incidência de demência, AVC e declínio mental mais lento.
Além disso, eles podem desempenhar um papel vital na melhoria da memória, especialmente à medida que envelhecemos.

#Uma dose diária de nozes e chocolate
As nozes e as sementes são excelentes fontes de vitamina E e antioxidantes, têm sido associadas a um menor declínio cognitivo com o aumentar da idade. 
O Chocolate negro tem propriedades antioxidantes poderosas, e contem estimulantes naturais como a cafeína, que pode aumentar o foco.

Desfrute até uma dose por dia de nozes e chocolate escuro para obter todos os benefícios que precisa com um mínimo de calorias em excesso, gordura ou açúcar.

#Abacates e grãos inteiros
Cada órgão do corpo depende do fluxo sanguíneo, especialmente do coração e do cérebro. Uma dieta rica em grãos integrais e frutas como abacates pode reduzir o risco de doenças cardíacas e diminuir o mau colesterol. Reduzindo o risco de acumulação de placas de colesterol, melhorando o fluxo sanguíneo, chegando também às células cerebrais.

Grãos integrais, como milho e trigo integral, também contribuem com fibra dietética e vitamina E. Embora os abacates tenham gordura, ela é gordura monoinsaturada que ajuda com o fluxo sanguíneo saudável.

#Os mirtilos são super nutritivos
Pesquisas mostram que os mirtilos podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres, reduzindo os efeitos de condições relacionadas com a idade, como a doença de Alzheimer ou demência. Estudos também mostram que dietas ricas em mirtilos melhoram a aprendizagem.

Benefícios de uma dieta saudável
Pode parecer banal, mas é verdade: Se a sua dieta é pobre em nutrientes essenciais, pode prejudicar a sua capacidade de concentração. Comer muito ou muito pouco também pode interferir com o seu foco. Uma refeição pesada pode fazer com que se sinta cansado, enquanto poucas calorias podem resultar em fome, que acabam por enfraquecer a concentração.

Esforce-se para uma dieta bem equilibrada cheia de uma grande variedade de alimentos saudáveis.

#IMAG #ImagemsMédicaspelaVida #Alimentaçaosaudável

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