logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Quão bem conhece o seu fígado?

30/11/2016 - 18:52 Por IMAG
Quão bem conhece o seu fígado?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

Sabe que tamanho tem o fígado?

É um órgão em forma de cunha, o fígado é do normalmente do tamanho de um futebol (22 cms) e pesa cerca de 1800gr é o seu maior órgão – para além da pele. Está no lado direito do corpo, logo abaixo de sua caixa torácica.

 

Como podemos saber se o nosso fígado está saudável?

 

Os testes de função hepática são exames de sangue que os médicos usam para verificar se existe alguma lesão, doença ou infeção no fígado. São geralmente uma série de análises ao sangue feitas ao mesmo tempo.

 

O fígado pode voltar a crescer?

 

O fígado é o único órgão que se pode regenerar, quando uma parte dele é danificada ou removida. É por isso que se pode doar partes do fígado.

 

Detox sim ou não?

A ideia de fazer um “detox” para limpar o fígado, não tem resultados cientificamente comprovados. No entanto há quem restrinja a sua dieta a certos sumos, sopas e alguns alimentos, na esperança de lavar as toxinas do fígado. O que se aconselha é que mantenha uma dieta saudável fornecendo ao seu fígado os nutrientes de que necessita.

 

Porque é que o álcool faz mal ao fígado?

 O fígado desfaz o álcool que ingerimos para que o corpo o possa expelir. Beber mais álcool do que o fígado pode processar pode causar danos. Existem vários tipos de doença hepática relacionada com o álcool: doença hepática gordurosa, hepatite alcoólica e cirrose alcoólica. Se acha difícil reduzir o consumo de álcool, peça ajuda ao um médico.

 

 O que nos faz ficar amarelos?

 A cor da pele e olhos podem ganhar uma sombra amarela quando há muita bilirrubina em seu sangue. A bilirrubina é um pigmento amarelo que o corpo produz quando quebra as células vermelhas do sangue. Normalmente, o fígado filtra a bilirrubina. Mas existe excesso no organismo ou se tem danos no fígado, pode desenvolver icterícia.

A hepatite A é um exemplo de uma doença que resulta em icterícia. Além disso, os recém-nascidos muitas vezes têm icterícia porque os seus fígados ainda estão em desenvolvimento, e têm problemas em filtrar a bilirrubina.

 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud