logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Como se preocupar menos e descansar mais

12/10/2016 - 15:26 Por IMAG
Como se preocupar menos e descansar mais
Categorias :
icon comentarios 2 Comentários

As suas preocupações impedem-no de adormecer à noite? Fica acordado a remoer os assuntos stressantes do seu dia, dinheiro, trabalho, a querer saber como os seus filhos estão na escola? Se a preocupação o mantém acordado à noite, está longe de estar sozinho.

Preocupar-se na hora de dormir - e perder o sono por causa do stress e ansiedade - é uma das queixas de sono mais comuns. 

 

Pensar nas preocupações quando queremos dormir é uma experiência frustrante. A perda de sono também é perigosa para a saúde. Estudos indicam que as pessoas que perdem o sono como resultado da preocupação estão num risco elevado de problemas cardiovasculares. Os “preocupados noturnos” que têm um sono perturbado também são mais propensos a ter problemas com o álcool. O stress e o sono propriamente dito interrompido, causam estragos no sistema imunitário.

Estudos recentes investigaram o papel que a preocupação desempenha na perda de sono ao longo da vida adulta, da meia-idade até à velhice, criando o que os investigadores dizem ser a primeira imagem de como preocupação afeta o sono durante a maior parte da vida adulta.  

Lidar de forma construtiva com a perda de sono relacionada com a preocupação não é apenas um trabalho para os profissionais. Todos nós podemos tomar medidas básicas para reduzir a nossa preocupação noturna e melhorar o nosso sono.

Se tem problemas em dormir e em que a preocupação ou ansiedade estejam presentes, certifique-se de falar com o seu médico. Há uma série de mudanças de estilo de vida que podem ajudar, incluindo o exercício regular, meditação e relaxamento, e gestão do consumo de bebidas alcoolicas.

 

Outra estratégia que é recomendada com frequência: fazer um diário de preocupação.

É exatamente o que parece: Anotar todas as coisas que são preocupantes na sua mente e que lhe causam ansiedade ou stress. Esta prática permite que tire todas as suas preocupações da sua mente passando-as para o papel, ajudando-o a relaxar.

 

Para iniciar um diário de preocupação:

 

Selecione um caderno ou bloco de notas

Numa página em branco, desenhe uma linha no centro, criando 2 colunas.

Faça isso em três páginas.

No topo da primeira página, escreva: lembrar de cuidar de ...

Na parte superior da segunda página, escrever: não esquecer a ...

No topo da terceira página, escrever: Estou muito preocupado com ...

Na coluna da esquerda de cada página, terminar a frase na parte superior, anotando tudo o que lhe ocorre.

Na coluna da direita, responder à preocupação, ou tarefa, com o agendamento de tempo para pensar sobre isso ou lidar com isso.

Não julgue as suas preocupações, e tente não se censurar. Este é um exercício privado, onde pode ser honesto sobre o que está na sua mente. Qualquer coisa que o preocupe - não importa quão aparentemente significativo ou não - pertence a estas páginas.

 

Realizar este hábito diário, é provável que consiga colocar as suas preocupações de lado, e conseguir descansar.

Comentários
Basílio Abrantes disse: 13/10/2016 - 08:37
Parece-me interessante;... Vou exprimentar
Basílio Abrantes disse: 13/10/2016 - 08:37
Parece-me interessante;... Vou exprimentar

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud