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Opções saudáveis para a mesa de Natal

20/12/2017 - 15:03 Por IMAG
Opções saudáveis para a mesa de Natal
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ENTRADAS:

Comece pela sopa. Não há qualquer desculpa para não ser a primeira coisa a fazer. Apesar de querer comer entradas, se comer a sopa, acaba por comer menos quantidade de entradas e é esse o objetivo. Comer de tudo, mas com conta peso e medida. Faça boas escolhas e deixe de lado as natas ou o refogado para fazer a sopa.

  • Queijo fresco: Alguma razão para só colocar na mesa de natal queijo da serra? Opte por queijo fresco ou requeijão? É uma forma de reduzir a quantidade de queijo com gordura que ingere, optando também por um tipo de queijo com menos gordura. Pode acompanhar com pimenta ou uma salada, deixando o pão de lado. 
  • Salada colorida de frutos secos e mel: Se nos apetece um tipo de entradas diferentes, porque não fazê-lo, mas de forma diferente? Faça coisas diferentes junte alface, tomate, cebola rocha, pimento, beterrada, frutos secos para terminar e dar um ar mais festivo e diferente termine com um fio de mel. 
  • Palitos de cenoura, courgete e pepino: Pode juntar iogurte natural com um pouco de gengibre em pó e sumo de limão para acompanhar ou mesmo uma pasta de hummus, vai dar um ar diferente à sua mesa mas saudável.

 

PRATO PRINCIPAL:

Seja qual for a tradição em sua casa, Bacalhau, Polvo, Borregou Cabrito, todos são bons pratos e sem grandes problemas para prato principal. Desde que acompanhados com uma boa dose de legumes e não "três folhas de alface". Encha o prato de legumes a acompanhar o prato principal. Se sabe que se vai "vingar" nas sobremesas a seguir, pode deixar de lado o arroz ou a batata e aumentar ainda mais o consumo de legumes. Há imensas opções, e que se feitas em grande quantidade, dá para a família toda. Legumes estufados. Legumes na wok. 

Claro que não precisa de encher o bacalhau de azeite, ou molhar o pão no molho da carne, ou comer cinco ou seis batatas porque estão muito saborosas... são estes pequeno exageros que fazem a diferença! 

 

SOBREMESAS:

  • É normal que faça as sobremesas típicas de natal da sua região e de tradição. Mas mesmo assim, pode optar por torná-las minimamente mais saudáveis.
  • Não precisamos de ter uma mesa cheia de sobremesas, é um exagero Podemos contar o número de pessoas e fazer as sobremesas tendo em consideração esse valor.
  • Faça escolhas e coma as sobremesas que realmente gosta. Pode optar por um prato de sobremesa mais pequeno, de forma a conseguir controlar a quantidade. 

Dia 24 e dia 25 são dias como os outros. Por isso mesmo, podemos fazer exercício físico, ir caminhar, ao ginásio ou correr. Organizem-se e vão logo de manhã antes de se colocarem nos preparativos todos da noite de natal. 

Ponha-se na linha! Alimente a sua saúde!  

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