logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

25/01/2017 - 12:40 Por IMAG
Alimentos que fortalecem o sistema imunitário
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

O sistema imunitário  é responsável pela defesa do organismo contra os ataques externos. Quando o sistema imunitário não consegue fazer frente a estes ataques, podem surgir doenças.

A alimentação é um aliado importante na prevenção e fortalecimento do sistema imunitário, proporcionando uma resposta mais eficaz do organismo contra as bactérias e infeções.

Durante o inverno o organismo está tendencialmente mais vulnerável, sendo nesta altura que surgem as gripes e constipações. É importante conhecer os alimentos que o poderão ajudar a preparar-se para passar ileso às temperaturas baixas deste Inverno.

 

Destacamos 7 alimentos que poderá incluir na sua alimentação diária, para reforçar o sistema imunitário:

 

Iogurte

Os probióticos, presentes no iogurte, são microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunitário. Para esse efeito na hora de comprar opte pelos que contêm bactérias Lactobacillus.

Alho

Antibiótico natural. Este alimento contém Alicina, um ingrediente ativo que combate o desenvolvimento de bactérias, fungos e estimula o fluxo das enzimas digestivas.

Cogumelos

Ricos em antioxidantes, selénio e vitaminas B, como riboflavina e niacina, fortalecem o sistema imunitário e fazem dos cogumelos excelentes aleados no combate contra vírus, bactérias e células cancerígenas.

Moluscos

O selênio, abundante em mariscos, como ostras, lagostas e caranguejos e, contêm propriedades que ajudam a eliminar os vírus da gripe do corpo. Peixes como o Salmão e cavala são ricos em gorduras ómega-3, que têm uma acção anti-inflamatória.

Hortícolas de cor verde escura 

Couve-bruxelas, brócolos, espinafres, entre outras hortículas de cor verde escura são uma excelente fonte de fibras, antioxidantes, vitamina C, que reforçam o sistema imunitário.

Batata Doce

Tanto as batatas-doces como as cenouras têm β-carotenos e vitamina A, que têm actividade antioxidante, podendo estar ligadas ao combate ao envelhecimento e reduzir o aparecimento de alguns tipos de cancro.

Amêndoa

Coma amêndoas: estão recheadas de vitamina E, riboflavina e niacina. Combinações perfeitas para o stress e para o sistema imunitário.

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud