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Fraturas por stress- sabe o que são?

10/01/2017 - 17:10 Por IMAG
Fraturas por stress- sabe o que são?
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Alguma vez ouviu falar em fracturas por stress? Não?
Vamos aprofundar pouco mais o tema.
As fracturas de stress são pequenas quebras no osso, que podem ocorrer quando existe um excesso e repetitivo uso do osso. Normalmente estas fracturas aparecem nos ossos do pé(metatarsos), o osso da canela (tíbia), o osso inferior externo da perna (tíbia), o osso da coxa (fémur) e ossos da coluna (vértebras).

Como surgem estas fraturas?

Como já referimos são fracturas por excesso de uso. A maioria das lesões ocorrem durante atividades como: corrida, salto, ou dança. Nos pés são chamadas de fracturas de marcha, pois inicialmente estas eram bastante referenciadas pelos militares.

Sintomas:

Dor durante atividade, podendo ser acompanhado por inchaço ou até mesmo por hematoma.

Diagnóstico:

Para avaliar a lesão o médico poderá pedir a realização de um raios-x, se não for possível ver a fractura, é possível que este lhe peça um exame mais específico como a Ressonância Magnética que permitirá uma melhor visualização da área fraturada.

Tratamento:

• Repouso, o mais possível.

• Aplicação de gelo sobre a área da fractura a cada 20/30 minutos, intervalos de 3/4horas até a dor desaparecer.

• Só deve correr se não tiver dor.

• Mudar a sua atividade física para uma sem impacto, ex: natação.

• Em caso de prescrição médica de anti-inflamatórios, cumprir à risca a indicação;

• Poderá ter que ter gesso enquanto o osso se consolida (3 a 6 semanas)

 

Como evitar a fractura de stress?

Fracturas de stress são causadas por excesso de uso. Só as conseguiremos evitar se respeitarmos o nosso corpo e não exagerar nas actividades que provocam dor.

Depois de uma fractura de stress deve optar por atividades que não causem dor. É muito importante respeitar a dor, pois caso contrário poderá voltar a causar futuras lesões. Evite a repetição, tente variar durante a semana. Por exemplo,se tem uma fractura de stress por correr, deve descansar ou nadar nem que seja apenas uma vez por semana, correr curtas distancias. Se não sentir dor, deve aumentar a intensidade e a distância de uma forma gradual.

 

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