logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Como tratar queimaduras solares?

19/07/2017 - 15:10 Por IMAG
Como tratar queimaduras solares?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

No Verão grande parte das atividades passam a ser ao ar livre, quer seja na praia, na piscina, a fazer piqueniques ou churrascos, passeios no parque, jogging ou numa esplanada, o sol pode estar à espreita, assim como o perigo de provocar queimaduras. Deve proteger-se ao máximo contra a possibilidade de queimaduras de pele, uma vez que os danos que provocam na pele são irreversíveis. No entanto, se foi apanhado desprevenido, quer seja por não ter aplicado bem o protetor solar em todas as zonas expostas, por não reaplicar ao longo do dia, ou por outro motivo que tenha ocasionado um escaldão, ou que a pele tenha ficado queimada, dorida, a arder ou irritada, partilhamos algumas dicas que vão ajudar a aliviar os sintomas.

Saia do sol e tome um banho frio

Quer seja uma pequena irritação solar ou um escaldão de maior gravidade, a primeira coisa a fazer é sair imediatamente do sol e tomar um banho de água fria ou tépida para arrefecer a pele. Um escaldão pode demorar quatro a seis horas a desenvolver sintomas. Assim, o que pode parecer um inofensivo bronze cor-de-rosa na praia pode revelar-se mais tarde uma grande queimadura.

Aplique produtos refrescantes

O objetivo dos produtos refrescantes é reduzir a dor e o calor do interior da pele, funcionando como uma camada refrescante que vai ajudar a baixar a temperatura da derme, por isso, deve preferir um produto adequado para o efeito, com propriedades refrescantes.

Hidrate a pele

É muito importante que mantenha a pele o mais hidratada possível. Caso não seja possível utilizar um produto “after sun” com propriedades refrescantes, hidrate a pele com cremes ou loções para acalmar a pele, de preferência à base de aloé-vera, que ajuda arrefecer, a acalmar e a reduz a inflamação.

Tenha também cuidado no sentido de nunca esfregar a pele no banho; se formar bolhas não as rebente pois a parte superior de uma bolha é curativa, reduz o risco de infecção e, caso a pele comece a escamar, não tente desprender as peles que se começam a soltar.

Beba muita água

O corpo pode perder uma grande quantidade de água através da pele queimada do sol, o que pode provocar fadiga, dor de cabeça e náuseas. Para minimizar estes sintomas beba bastante água, isso é essencial para manter a temperatura do corpo baixa e mante-lo hidratado. Fique atento a alguns sinais de desidratação, como boca seca, sede, dor de cabeça, tonturas e sonolência.

Prefira roupas confortáveis

O corpo necessita em média entre quatro a cinco dias para normalizar a aparência da pele após um escaldão. Durante esses dias, opte por peças de roupa leves, confortáveis, com tecidos de preferência naturais, como o algodão e a seda, em detrimento de roupas muito justas e de tecidos sintéticos. É importante que a pele possa respire e que não faça fricção em zonas que estão sensíveis devido ao escaldão. 

Procure ajuda médica

Se a maioria da superfície da pele estiver severamente queimada e começar a formar bolhas. Esta é uma condição médica séria que requer reidratação e o aconselhamento de um profissional médico.

Proteja-se no regresso à praia. 

Para evitar futuras queimaduras solares, deve redobrar os cuidados. Comece por escolher um protetor solar apropriado à sua pele e com um índice de proteção elevado e aplica-lo de forma frequente ao longo do dia, começando logo, antes de sair de casa. Procure sombra e evite as horas de maior calor. Não se esqueça de utilizar um chapéu, óculos de sol e de se possível colocar batom com proteção solar também nos lábios.

 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud