logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

7 Benefícios da água do mar

07/06/2017 - 16:49 Por IMAG
7 Benefícios da água do mar
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

 

Amanhã, dia 8 de junho, comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos, que coincide com a aproximação do Verão e consequente com a chegada do bom tempo.

Nada melhor para usufruir da estação quente do que um dia de praia. No entanto, provavelmente a maioria das pessoas não conhece os grandes benefícios que a água do mar pode proporcionar à saúde.

Com propriedades revitalizantes, anti-infecciosas, anti-stress, analgésicas, entre outras, a água do mar é utilizada pelo Homem há centenas de anos, tanto para fins estéticos, como para relaxamento e bem-estar. 

 

Conheça nesse artigo alguns dos benefícios que a água do mar pode oferecer:

 

1. Benefícios para a pele

Os sais minerais presentes na água do mar em conjunto com a ação do sol ajudam a regenerar a pele. Em particular devido ao efeito desinfetante do sol e drenante do mar, que ajudam a eliminar a comichão, a pele morta acumulada e a tratar algumas doenças como úlceras na pele, o lúpus, acne, caspa e psoríase.

 

2. Benefícios na cicatrização da pele

A água do mar tem na sua composição sais minerais, sódio, potássio, iodo, zindo e outros elementos que possuem ação cicatrizante e antisséptica para a pele. Porém é essencial a higienização posterior com água potável, caso haja algum ferimento.

 

3. Benefícios para os ossos e musculatura

A água do mar, devido às suas substâncias constituintes, favorece o relaxamento dos músculos e a recuperação perante determinadas lesões.

O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulações, doenças reumáticas, entre outras. A água do mar pode ajudar a abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.

 

4. Benefícios para a circulação sanguínea

A água fria do mar e a consequente adaptação do corpo à temperatura, produzem uma benéfica massagem para o sistema circulatório, particularmente útil para pessoas com problemas circulatórios nas pernas.

 

5. Benefícios para os pulmões

Desde há muito tempo que é recomendado a pessoas com problemas respiratórios mergulhar no mar e respirar a brisa marinha. Esta recomendação prende-se com o facto da água do mar ter efeitos benéficos na saúde dos pulmões, uma vez que proporciona a limpeza dos brônquios e na eliminação da tosse com expetoração.

 

6. Benefícios na redução da ansiedade

O magnésio, constituinte da água do mar, é uma grande ajuda terapêutica para quem sofre de depressão e stress, uma vez que é um importante calmante e alivia consideravelmente a ansiedade.

Quem tem uma vida muito agitada, ir à praia é ótimo não só pelo ambiente relaxante, mas também pelas propriedades medicinais calmantes da água do mar.

A água do mar ajuda também neutralizar as cargas negativas e a renovar energias. Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo e a dar energia ao organismo.

 

7. Benefícios de relaxamento e massagem

O vibração das águas do mar ajuda no relaxamento do corpo, pois o contato com as ondas ativa a circulação sanguínea e facilita a eliminação de toxinas acumuladas. 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud

Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização de cookies. Mais informação