logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Batidos Detox: Sim ou não ?

28/06/2017 - 17:05 Por IMAG
Batidos Detox: Sim ou não ?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre os Batidos Detox, ou seja, batidos à base de frutas, vegetais e água, alegadamente como uma solução ideal de emagrecimento e de promoção de uma vida saudável. Mas será que este tipo de alimento tem realmente benefícios em relação aos alimentos consumidos nas formas mais comuns?

Neste artigo descortinamos alguns mitos e verdades sobre os batidos Detox.

 

Sobre os Batidos e Dieta Detox

Os batidos Detox são consumidos por muitos como base de uma dieta alimentar com o mesmo nome. O termo detox surge do conceito de desintoxicação que promete a eliminação de substâncias toxicas a que o organismo está exposto diariamente.

No entanto, não existem evidências científicas que comprovem que em termos nutricionais este tipo de batidos acresça vantagens para o organismo face aos já conhecidos benefícios dos vegetais e frutas quando consumidos nas formas mais usuais.

Outra questão é que a ação mecânica do corte e a exposição à luz pode induzir a uma redução significativa dos nutrientes, como é o caso da Vitamina C, que é bastante instável e degrada-se facilmente em contacto com o oxigénio e ainda mais rapidamente quando exposta à luz.

 

A Dieta Detox é realmente saudável?

Fazer uma reeducação alimentar baseada numa alimentação saudável e equilibrada trará largos benefícios para a sua saúde e energia.

É do conhecimento geral que a ingestão de frutas e legumes é essencial para manter uma alimentação saudável, mas não necessariamente na forma de batidos. Em forma de sopas de legumes, saladas, legumes cozidos, frutas frescas, são igualmente benéficos para a saúde.

Assim, os batidos detox, incluídos num dieta alimentar equilibrada e diversificada, podem contribuir para o aumento da ingestão diária destes alimentos essenciais ou constituir uma alternativa saudável, por exemplo, para refeições intermédias, em detrimento de alimentos processados ou gordurosos. Contudo, a sua alimentação nunca deverá ser constituída apenas por batidos. Nas proporções corretas, o organismo necessita de nutrientes de todos outros os grupos alimentares para se manter ativo e funcional.

Por isso, caso aprecie, pode consumir estes batidos na sua alimentação, em particular, se tem dificuldade em incluir legumes e frutas de outra forma, mas nunca como substituto para uma alimentação variada, muito menos, como única fonte alimentar. 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud