logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

O que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar

31/05/2017 - 17:11 Por IMAG
O que acontece ao seu corpo quando deixa de fumar
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

Hoje comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco, por isso iremos abordar este tema mostrando-lhe a evolução que acontece no seu corpo assim que deixa de fumar, logo a partir dos primeiros minutos depois de deixar o vício.

A partir do momento em que deixa de fumar, cada hora e cada dia contam para melhorar a sua saúde.

As substâncias adicionadas ao tabaco são tão fortes que quem decide deixar o vício provavelmente vai sentir os seus efeitos negativos nas primeiras semanas em termos digestivos, respiratórios, circulatórios e no sono.

No entanto, findas as primeiras três a quatro semanas começará a sentir os efeitos positivos na sua saúde.

Os benefícios a longo prazo são impressionantes. Os não-fumadores, em média, vivem 14 anos mais do que fumadores.

Parar hoje, pode leva-lo a estender a sua vida e a viver esses anos com mais qualidade, além dos benefícios sociais, de poder poupar dinheiro e ganhar mais tempo útil.

 

Veja o que acontece ao seu organismo:

 

Depois de 20 minutos sem fumar

A sua pressão arterial e pulsação começam a baixar até aos níveis normais.

Depois de 8 horas sem fumar

Após 8 horas sem fumar, a quantidade de nicotina e monóxido de carbono no corpo já baixou para metade. Os seus níveis de oxigênio voltam ao normal.

Depois de 24 horas sem fumar

Nesta altura é provável que surjam novas dificuldades. Os sintomas da abstinência, que incluem ansiedade, frustração, depressão, irritabilidade, vão atingir um novo pico de intensidade.

A taxa de ataque cardíaco para fumadores é 70% maior do que para os não-fumadores. Mas, inacreditavelmente apenas um dia inteiro depois de parar de fumar, o risco de ataque cardíaco começa a diminuir, apesar de naturalmente ainda não estar fora de perigo, já está no caminho certo!

Depois de 48 horas sem fumar

Dois dias depois de parar de fumar, os sentidos do olfato e do paladar começam a melhorar. Em pouco tempo, vai saber apreciar melhor as coisas boas da vida pois os seus sentidos vão ficar mais reforçados.


Depois de 3 dias sem fumar

Nesta altura, a nicotina já terá desaparecido do corpo. Por outro lado, infelizmente, isso significa que os sintomas de abstinência da nicotina geralmente terão um pico em torno desta altura. É provável que surjam alguns sintomas físicos como dores de cabeça, náuseas, cólicas além dos sintomas emocionais.
Para combater os sintomas mentais, recompense-se por exemplo canalizando o dinheiro que habitualmente gastava em cigarros para desfrutar de algo que lhe dê prazer.

Depois de 2 a 3 semanas sem fumar

Duas semanas depois será o momento da verdade: os sintomas negativos de abstinência e os efeitos colaterais começam a desaparecer. Nesta altura vai começar a sentir-se com mais fôlego. Isto acontece devido a uma série de processos regenerativos que começarão a ocorrer no seu organismo. A sua circulação e função pulmonar vão melhorar significativamente.

 

Depois de 1 a 9 meses sem fumar

Começa a ficar mais fácil. Cada dia que passa, os efeitos negativos da abstinência do tabaco perdem força. A partir de cerca de um mês depois que parar de fumar os seus pulmões começam a reparar-se e funcionar novamente de forma correta, o muco começa a desaparecer, assim como a tosse e falta de ar.

 

Depois de 1 ano sem fumar

A marca de um ano é um momento especial. Depois de um ano sem fumar, o seu risco de doença cardíaca é reduzido em 50% em comparação com a altura em que fumava.

Depois de 5 anos sem fumar

Devido ao número de substâncias liberadas pelo cigarro, incluindo o monóxido de carbono, com o decorrer dos anos a ser fumador podem levar a um estrangulamento dos seus vasos sanguíneos, e com isso ao aumenta do risco de ter um derrame.

5 anos depois de parar de fumar o seu risco de ter um acidente vascular cerebral pode decair para o mesmo de alguém que não fuma.

 

Depois de 10 e 15 anos sem fumar

O risco de cancro na boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas também diminui.

 

Depois de 15 anos sem fumar

15 anos depois de parar de fumar o seu risco de vir a ter uma doença cardíaca estará ao mesmo nível do que alguém que não fuma. 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud

Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização de cookies. Mais informação