logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Quais as diferenças entre Sinusite e Rinite?

10/05/2017 - 17:27 Por IMAG
Quais as diferenças entre Sinusite e Rinite?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

A rinite é a inflamação da mucosa do nariz, que se pode manifestar por espirros, secreções, comichão e obstrução nasal (nariz entupido).

Caso a rinite não seja devidamente tratada, pode evoluir para sinusite ou rinossinusite, em que já existe também uma inflamação e acumulação de secreções nos seios perinasais, originando sintomas como dor, diminuição do olfacto e tosse.

Para o tratamento da sinusite, é fundamental fazer uma boa lavagem do nariz e desentupir/diminuir a inflamação do nariz, de forma a permitir a saída das secreções acumuladas nos seios perinasais.

Após o tratamento inicial, e sobretudo em situações crónicas ou recorrentes, é essencial perceber a causa da sinusite para se poder prevenir episódios futuros.

Na grande maioria das situações existe uma história de rinite alérgica ou não alérgica. Se suspeita que a sua sinusite seja de causa alérgica, consulte um médico Imunoalergologista, de forma a confirmar quais as suas alergias e qual o tratamento mais indicado para a sua situação.

No entanto, outras alterações como um desvio do septo nasal ou pólipos nasais podem também estar na origem da sinusite, sendo nesses casos crucial a observação por um médico Otorrinolaringologista, que poderá indicar a necessidade de cirurgia para corrigir a origem do problema.

Frequentemente, as duas Especialidades Médicas têm de atuar em conjunto de forma a conseguir controlar a sinusite e devolver-lhe o seu bem-estar.

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud