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Beber água às refeições – sim ou não?

09/03/2017 - 14:51 Por IMAG
Beber água às refeições – sim ou não?
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Certamente já ouviu dizer que beber água às refeições faz mal, engorda, faz dilatar o estômago ou aumentar o volume abdominal, mas será isso verdade ou apenas um mito?

Começamos por um ponto básico: a água não contém quaisquer calorias, logo não será possível ganhar massa gorda, ou seja, engordar, devido ao seu consumo.

A ingestão moderada de água à refeição é benéfica pois humedece o bolo alimentar, ajuda na digestão e absorção dos nutrientes, a combater obstipação e a sensação de inchaço abdominal. Para além disso, pode ajudá-lo a manter um peso equilibrado pois promove a sensação de saciedade mais rapidamente.

 

Então por que razão surgiu o mito de que beber água à refeição é prejudicial?

Existem algumas razões que podem estar na origem deste mito. Um consumo exagerado de água às refeições pode despoletar uma sensação de desconforto abdominal e inchado durante algum tempo. No entanto, trata-se de inchado, não de ganho de massa gorda.

Outro argumento muitas vezes apresentado consiste em que beber água às refeições pode dificultar a digestão. Apesar de existir algum fundo de verdade, isso só ocorre quando são ingeridas grandes quantidades de água ou quando esta está a uma temperatura baixa. Assim sendo, beber um copo de água, à temperatura ambiente, não tem qualquer efeito negativo para a digestão, nem estimula o aumento de massa gorda.

É importante referir que o mesmo não se aplica ao consumo de outro tipo de bebidas como sumos, néctares, refrigerantes, nem mesmo “águas com sabores” ou tisanas. Estas bebidas apesar de incluírem água na sua composição podem conter também grandes quantidades de açúcar, e por consequência, um elevado valor energético, que irá reforçar a ingestão calórica da refeição, contribuindo para um possível aumento de peso. 

Assim, o segredo está em consumir água às refeições mas em quantidades moderadas e à temperatura ambiente, e fazer o consumo maioritária de água ao longo do dia, entre refeições, para que esta seja rapidamente absorvida e cumpra com facilidade a sua função de hidratação. 

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