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As 5 gorduras saudáveis que não engordam

25/10/2017 - 11:09 Por IMAG
As 5 gorduras saudáveis que não engordam
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Vamos falar de gorduras saudáveis, ideais para complementar a dieta e fazer-nos sentir ainda mais saudáveis.

 Podemos introduzi-las como uma alternativa a outro tipo de gordura e descobrir que realmente são um apoio para a saúde.

Óleo de coco

óleo de coco é uma gordura saudável com múltiplas propriedades para a saúde. A gordura saturada no óleo de coco é diferente daquela de origem animal, já que neste caso são triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados facilmente e são utilizados como energia pelo corpo.

O óleo de coco possui propriedades antimicrobianas, antibacterianas e anticancerígenas, além de melhorar a digestão, é bom para a absorção de nutrientes, prevenção da diabetes e problemas cardiovasculares.

Oleaginosas

 As oleaginosas são carregadas de nutrientes impressionantes, gorduras saudáveis e proteínas, essenciais para ter uma boa saúde e perder peso de forma saudável.

Este alimentos contêm ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3 saudável para o coração. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e previne problemas do sistema cardiovascular. As oleaginosas contêm um aminoácido chamado L-arginina, que fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde do coração e previne doenças. Por outro lado, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose, enquanto a vitamina E é um poderoso antioxidante.

Abacate

Um dos frutos com mais destaque nos últimos anos, no que toca a alimentação saudável. Para além de super saudável e delicioso é rico em óleos essenciais e gordura saudável que traz importantes benefícios para o organismo. Contêm um importante antioxidante chamado glutationa, que possui a capacidade de desintoxicar o corpo, eliminar os metais pesados e combater os radicais livres. Além disso, traz ácido fólico, vitamina E, e outros importantes nutrientes.

Sementes

As sementes são uma fonte vegetal significativa de ácidos gordos ômega-3, vitamina E, fibras benéficas e proteínas. Além disso, contêm minerais tais como o magnésio, selênio e zinco. Estes nutrientes ajudam a melhorar a saúde do coração e previnem muitas doenças.

Entre as sementes recomendadas encontramos:

  • Sementes de linhaça
  • Sementes de chia
  • Sementes de abóbora
  • Sementes de girassol

 

Azeite

O azeite é um dos melhores aliados no confeção e preparação da nossa alimentação e de nossa saúde. É um tipo de gordura saudável alternativa que podemos utilizar para temperar carnes, verduras, preparar saladas e temperos, assados, entre outros. Caracteriza-se por ter um alto teor de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes como a clorofila, carotenoides e a vitamina E.

Estas propriedades são essenciais para reduzir a tensão arterial, prevenir o cancro, combater a diabetes, e inclusive manter um peso saudável.

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