logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

prova de esforço o que é?

07/11/2017 - 12:39 Por IMAG
prova de esforço o que é?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

Existe cada vez mais a preocupação de lavarmos uma vida ativa e de um envelhecimento saudável, o controlo dos fatores de risco cardiovasculares e a necessidade de realizar exercício físico regularmente, é cada vez mais partilhado por mais pessoas.

                                      
O que é uma Prova de Esforço?

A Prova de Esforço é um exame não invasivo,  que permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço através da análise dos sintomas do utente e registo eletrocardiográfico contínuo,  acompanhado de medições periódicas da pressão arterial.       

                                                

Existem riscos ou complicações associados à realização de uma Prova de Esforço?

A Prova de Esforço é um exame que poderá envolver algum risco, nos doentes com patologia cardiovascular grave. Por ter algum risco o exame é sempre feito na presença de um médico.

 

A Prova de Esforço requer algum tipo de preparação?

Não existe nenhuma preparação para a Prova de Esforço. Deverá é fazer-se acompanhar, no dia do exame, por outros exames relativos ao coração que já tenha feito, e pela medicação que habitualmente toma. Sugere-se também que use roupa prática.

 

Como se realiza uma Prova de Esforço?

Antes de começar o exame, são colocados no tórax do utente elétrodos e que estão ligados ao registador, assim como é colocada uma braçadeira para a medição da tensão arterial.

O utente começa a caminhar num tapete rolante, que progressivamente terá a sua velocidade e inclinação aumentada; ou seja, o esforço vai aumentando até que sejam alcançados os objetivos desejados.

 

Qual a duração do exame de uma Prova de Esforço?

Por norma a prova tem uma duração de 30 a 45 minutos, mas depende de pessoa para pessoa.

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud

Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização de cookies. Mais informação