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Saltos altos sim ou não?

10/10/2017 - 15:35 Por IMAG
Saltos altos sim ou não?
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Muitas vezes os sapatos de salto são vistos como símbolos de elegância, sendo muitas vezes os sapatos preferidos da maioria das mulheres. Só que ver o mundo de uma perspetiva mais elevada e parecer uma Cinderela acarreta alguns riscos sérios para os músculos e a coluna.

As mulheres que usam saltos de pelo menos cinco centímetros durante dois ou mais anos, cinco dias por semana, sofrem de um encurtamento das fibras dos músculos dos gémeos. Isto leva a uma sobrecarga da lombar, desgastando a coluna.

É preciso ter em conta que o uso deste acessório obriga o corpo a equilibrar-se apenas na ponta dos pés, tendo uma área pequena de tração forçando grupos musculares que não estão destinados a tal função. Como resultado, surgem as lesões musculares ao nível da coluna e dos membros inferiores.

Como resistir aos saltos?

  • Espere, não precisa de deitar fora os seus sapatos de estimação. Basta usá-los com moderação e seguir algumas regras para minimizar os danos.No fim de um dia a usar saltos, procure descansar, elevando os membros inferiores e usando calçado confortável.
  • Opte por modelos de altura intermédia e eleja as plataformas para maior conforto.
  • Os saltos rasos também não são o ideal. Os chinelos, por exemplo, devem ser usados para a praia ou piscina, nunca para longas caminhadas ou para todo o dia. O pé fica mais solto, não oferecendo suporte ao calcanhar acabam por forçar o joelho, aumentando o risco de dores na lombar, tendinite e dor intensa na sola dos pés.
  • Use palmilhas de silicone ou gel para amortecer os passos e aliviar a pressão.
  • É fundamental que os sapatos estejam adaptados ao pé. Um truque, antes de os começar a usar com frequência, é enchê-los de papel de jornal para que o material ceda.
  • Se sentir dores musculares nas pernas depois de muitas horas com saltos altos, aplique um gel anti-inflamatório nos gémeos.
  • Ao chegar a casa, faça uma massagem aos pés com creme depois do duche. Outra dica para diminuir o inchaço e fomentar a circulação é mergulhá-los em água quente e depois em fria.
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