logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Como melhorar a memória?

27/09/2017 - 12:38 Por IMAG
Como melhorar a memória?
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

Costuma começar uma coisa, mas depois a meio esquece-se do que ia fazer?

 Não se preocupe, não é a única pessoa a passar por estes pequenos lapsos de memória.

É curioso quando comentamos estas situações com os nossos amigos ou familiares, estes acabam por confessar que também lhes acontece a eles.

A memória é muito mais frágil do que parece, e o stress ao qual estamos sujeitos não ajuda muito.

São muitas as ocasiões nas quais nos dispomos a fazer algo, mas que ao mesmo tempo estamos a pensar noutra coisa, ou quando ouvimos o que nos dizem enquanto estamos ocupados em outra tarefa.

No entanto, nesse contexto, melhorar a memória é mais necessário do quenunca.

Cada vez mais precisamos de passwords e códigos, a utilização da tecnologia obriga-nos a aprender e memorizar uma série de procedimentos para automatizar nosso desempenho e avançar.

 

Cada vez mais, a tendência é a multitarefa (seja num contexto profissional como num contexto pessoal) e por isso é imprescindível manter essa parte do cérebro em boa forma. Caso contrário, acabaremos sem tempo e com uma frustração que só vai piorar o nosso desempenho.

Dicas para melhorar a memória

Foque-se no aqui e agora

 Como dizíamos, ter muitas coisas ao mesmo tempo na cabeça, faz com que nos acabemos por esquecer de algumas coisas, umas mais importantes que outras. Nesse sentido, é fundamental viver no “aqui e agora”.

Isso significa que, apesar de nossas inúmeras preocupações, é necessário que nos concentremos numa coisa de cada vez. Desde onde deixamos as chaves de casa, onde colocamos as compras, até numa tarefa do trabalho.

  • Estar plenamente consciente irá ajudá-lo também a desfrutar mais do sei dia, a estar presente no passar das horas. Assim, evitamos a sensação de monotonia ou falta de controlo que se apodera de nós ao final do dia.

 

Não faça uma lista de compras: crie uma história

 Por norma memorizar listas de maneira isolada é complicado, se decorarmos uma história é bem mais simples.

O objetivo é melhorar a memória, mas, acabamos por promover e desenvolver também o nosso lado criativo.

Esta qualidade vai ajudá-lo a criar as suas próprias estratégias e a solucionar problemas quando não se conseguir lembrar de algo.

 

Escrever nunca é demais

Escrever é a forma mais tradicional e que permite que se esqueça com menos frequência

Tenha em atenção escrever já requer concentração e por si só já o ajuda a lembrar.

  • Por outro lado, saber que escrevemos tudo dá-nos segurança.

E o que acontece quando estamos seguros? Temos mais confiança e, com esse sentimento, fica muito mais fácil lembrarmo-nos do que é importante.

 

Esses truques são muito simples e a maior vantagem é que diminuem consideravelmente a ansiedade, o inimigo número um da nossa saúde.

 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud