logo imag
Imagens médicas pela vida
Saúde em Boas Mãos

Dermatite de contacto

06/09/2017 - 10:42 Por IMAG
Dermatite de contacto
Categorias :
icon comentarios 0 Comentários

A dermatite de contacto é uma reação da pele causada, pelo contacto direto com algumas substâncias ou materiais.

Esta reação é facilmente visível e pode surgir com:

  • Comichão, por vezes muito intensa;
  • Vermelhidão (eritema), calor e inchaço;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Pequenas borbulhas e bolhas com líquido que ao secarem formam crostas.


Por norma, os sintomas manifestam-se apenas na área que esteve em contacto com a substância, mas podem existir situações em que isso não acontece.

A dermatite de contacto pode ter 2 origens, dependendo do mecanismo que a causa:

Irritativa ou traumática –Resulta do contacto com substâncias que alteram a camada protetora da pele, deixando-a sensível: as mãos são por norma o local mais afetado nestas situações. Os sintomas podem demorar até 48h , na zona da pele que esteve cem contacto com as substâncias agressivas. Se for uma substância fortemente irritativa, podem surgir de imediato. Este tipo de dermatite pode surgir em qualquer pessoa.

Alérgica – Normalmente o primeiro contacto com determinada substância ou é isento de sintomas, pois neste caso existe uma fase de sensibilização à exposição da substância ou materiais.

Nas exposições seguintes podem surgir os sintomas em espaços de tempo de 4 a 24 horas. As pessoas podem usar ou estar expostas a determinadas substâncias durante anos sem problemas e, de repente, desenvolver uma reação alérgica. Na grande maioria dos casos a reação surge na zona da pele que esteve em contacto com a substância. No entanto, também pode surgir noutra zona da pele. Este tipo de dermatite surge apenas nas pessoas suscetíveis e uma vez sensibilizadas pela substância basta uma pequena quantidade para desencadear uma reação alérgica.

 

Comentários

Os comentários estão fechados

Arquivos
Tag Cloud

Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização de cookies. Mais informação